Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas no Projeto Contraturno, do período integral durante o mês de março.
Projeto 1 – Escolha do Nome da Turma
A escolha do nome da turma é muito importante para a identidade, mais do que um simples nome, os alunos se sentem importantes como grupo e se reconhecem neste. Durante este processo, foram levantadas as hipóteses de nomes, em seguida imagens relacionadas, para então, realizar a votação.
As crianças se identificaram rapidamente como um integrante desse novo grupo. É de grande importância a maneira democrática e participativa de como tudo acontece.
Este nome simboliza a marca particular deste grupo, “Turma do Morango”. A escolha será baseada em literaturas infantis e estudos científicos, buscando vivenciar muitas experiências. Nosso objetivo geral é explorar e desenvolver as diversas áreas do conhecimento através do incentivo a pesquisa e a descobertas!
Confira o link da publicação no Facebook: goo.gl/QGwUCa
Projeto 2 – Projeto Científico
Partindo do foco de interesse das crianças, o Projeto 2 do Período Integral, escolheu como nome “A turma do Passarinho”. Como projeto científico, a turma está estudando algumas espécies de aves, o habitat, o seu ciclo de vida. Através de uma aula de pesquisa, os alunos estudaram como algumas espécies nascem e puderam manusearam os ovos de codorna, de galinha d’angola, de galinha garnisé e de pato.
Na ocasião, observaram as suas diferenças, como cor, tamanho e forma, quanto tempo cada espécie leva para nascer e quais são os ovos que o ser humano pode comer. Foi uma aula divertida e cheia de descobertas!
Confira também a publicação no Facebook: goo.gl/Eb8PYC
Projeto 4 – Projeto de Pesquisa
A partir dos temas dos projetos de pesquisas por foco de interesse escolhidos pelos alunos do Projeto 4, pensou-se em apresentar para a turma o autor de obras que tem como principal característica a exploração de elementos da natureza, Frans Krajcberg. Antes de conhecerem o autor, todos foram desafiados a utilizarem materiais com diferentes texturas para fazerem o fundo de sua obra utilizando guache. A próxima etapa deste processo, será a coleta de elementos da natureza, onde explorarão e construirão uma imagem sobre o fundo da obra, para depois conhecerem as obras e vida do autor Frans Krajcberg.
Confira também a publicação no Facebook: goo.gl/5JhWCr
Projeto 5 – Parada da Leitura
A leitura é responsável por contribuir, de forma significativa, à formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade, seu dia a dia e, de modo particular, ampliando e diversificando visões e interpretações sobre o mundo, com relação à vida em si mesma. (Krug, 2015).
A partir disso, torna-se indispensável que se crie o hábito pela leitura, de forma naturalizada, afim que se haja o interesse em conhecer mais a fundo esse universo tão rico e diverso.
A turma do Projeto 5, do período integral, está desenvolvendo esse hábito e, dedicando-se semanalmente à esse momento tão importante! Vale ler o jornal, o gibi, o livro de literatura infantil…Quanto maior a diversidade de gêneros textuais, maiores serão os ganhos na ampliação do vocabulário, na escrita, na fala na criatividade e na capacidade argumentativa.
Confira a publicação no Facebook: goo.gl/wRUjpp