Confira as Propostas Pedagógicas desenvolvidas no Projeto Contraturno, do período integral durante o mês de setembro.

 Projeto 2 – Explorando cores, formas e texturas!

No segundo semestre, a turma do Projeto 2 do período contraturno, desenvolveu muitas experiências, explorando as cores, formas, traços, texturas e temperaturas. Os alunos conheceram alguns artistas japoneses como Yayoi Kusama e Junki Oki, que exploram cores vivas e formas geométricas, as esculturas de Joan Miró e as obras de Krystle Missildine.

Após algumas pesquisas, foram feitas as releituras das obras. A turma utilizou cores variadas, diferentes técnicas de pintura e a música como arte, buscando produzir as suas próprias tintas, criaram giz líquido, a tinta caseira, tinta preta para raspadinha, além de construir esculturas de barro, de alumínio e com grampos. Oportunizando a criança a criar, explorar e se expressar, respeitando o foco de interesse delas.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/7844d344

Projeto 3 – Reciclando o meu papel!

Hoje mantemos a prática implantada pelos alunos do Projeto Contraturno na abordagem do projeto científico “AU, AU, AU, SEU PAPEL PODE AJUDAR ESTE ANIMAL”, coletamos papéis e arrecadamos fundos para os animais sem lar.  Assim, a turma do Projeto 3 realizou a experiência da reciclagem caseira deste papel coletado por eles. Pesquisando onde teve início a história do papel e de como é produzido. A turma colocou a mão na massa onde cada aluno produziu sua própria folha de papel. Desenvolvendo habilidades conceituais e atitudinais, a consciência de reciclar para um mundo melhor e de aplicar o estudo sobre o modo de reciclagem sem químicos.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/0897cb0d

Projeto 4 – Brincar com luz e sombra, quem é que não gosta?

Foi desta maneira que a turma do Projeto 4, apresentou as suas descobertas feitas a partir da temática de cada projeto de pesquisa por foco de interesse escolhido pelos grupos. Para isso, os alunos elaboraram desenhos, fazendo com que os mesmos fossem transformados nos personagens do teatro de varetas e escreveram o roteiro de suas apresentações. Essa experiência proporcionou um momento significativo, desafiador e mágico, do qual os alunos, colocaram em prática atitudes de criatividade, atenção, trabalho em equipe e expressividade de sentimentos e emoções.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/ed9837cb

Projeto 5 – “Lacres, pra que te quero?”

A turma do Projeto 5 deu continuidade ao projeto “Lacres, pra que te quero?”, que participou da 23° Feira Regional de Matemática dia 21 de agosto de 2019 e recebeu a premiação de destaque com indicação.

Após a arrecadação dos lacres, os alunos foram desafiados a buscar um meio de trocá-los ou vendê-los, para que fosse adquirida a cadeira de rodas em prol da Conferência São Vicente de Paulo, onde os alunos realizaram visita e um momento de integração com os idosos. Assim, os alunos entraram em contato com empresas de reciclagem da cidade e região, bem como instituições particulares que também participavam de campanhas com a mesma finalidade.

Ao final, perceberam que a aquisição mais rápida da cadeira de rodas seria com a venda dos lacres e, entraram em contato novamente com o senhor Ivo, da Recicladora Pica-Pau, que fez a melhor oferta por quilo de lacre.

A turma agendou um momento para que o senhor Ivo pudesse pesar os lacres arrecadados e assim o fizemos. A venda dos lacres gerou um total de R$ 427,00 equivalentes a 124, 492 kg de lacres. A cadeira de rodas que os idosos necessitam custa R$ 500,00, então se faz preciso ainda R$ 73,00. Ou seja, a doação de lacres continuará sendo muito necessária. O valor arrecadado até então, foi depositado no banco, por decisão unânime de toda a turma.

Confira a publicação no Facebook: mla.bs/8c1a38eb