APRESENTAÇÃO

Festival de Talentos é um projeto que visa descobrir novos talentos no Instituto Maria Auxiliadora, abrir espaço para nossos valores musicais, divulgar nossa arte e levar música, entretenimento e cultura a toda comunidade educativa e familiar.

I-Quanto à participação:

  • A participação é somente aberta para alunos da escola IMA que pode ou não optar por se apresentar junto a um familiar de 1º grau de parentesco (responsáveis legais ou irmãos).
  • A participação pode ser individual ou em grupo;
  • Todas as apresentações devem estar de acordo com as normas e costumes dos padrões da escola;
  • Para participar o candidato deve ler atentamente o regulamento dando importância aos prazos e as regras estipuladas.

II-Quanto às inscrições:

  • Não haverá taxa;
  • Cada candidato poderá se apresentar uma única vez;
  • Serão abertas as inscrições a partir da pré-seleção;
  • Deve-se preencher a ficha de inscrição corretamente com seus dados pessoais e estando de acordo com o regulamento.

III-Quanto à apresentação:

  • O Festival de Talentos ocorrerá na escola, os candidatos poderão e deverão convidar seus colegas, amigos e familiares, (máximo de 10 pessoas por candidato) a estarem presentes e prestigiando as  apresentações;
  • A apresentação terá um tempo de no máximo 04 minutos e toda e qualquer produção para viabilizar a apresentação artística é de total responsabilidade do candidato;
  • Os candidatos deverão baixar suas músicas, playbacks, entre outros, e passar para a organização com no mínimo de dois dias antes do festival.
  • Os candidatos poderão agendar um horário no dia que antecede ao Festival (25/10) para ensaiar e repassar sua apresentação.

IV-Quanto à classificação:

  • Haverá duas etapas consecutivas de classificação diferentes:
  1. A) Para EF2 e EM, a classificação se dará nos recreios amigos, durante os recreios planejados durante o ano, que terão no mínimo três jurados para avaliarem conteúdo, performance e valor artístico das apresentações;
  2. B) Para EF1 será realizado um evento artístico no dia 23.08 às 08h e às 15h50min para selecionar os 3 melhores de cada categoria (canto, instrumento, dança, poema e desenho) para a final do Festival de Talentos no dia 26 de outubro

V-Quanto à desclassificação:

  • Será eliminado o candidato que praticar atos que importem em desrespeito ao público e aos participantes do evento, como também envolvimento com brigas, conflitos, agressões físicas ou verbais;
  • O candidato que atrasar na hora da chamada por um tempo maior que 1 minuto será punido com perda de pontos.

VI-Quanto ao critério de avaliação dos jurados: pontuação de 1 – 4 em cada critério

Critério Gerais:

  • Resposta do público (capacidade de atrair o público, chamar atenção).
  • Presença de palco (elegância, figurino, confiança, desenvoltura).
  • Originalidade (criatividade, engenhosidade, diferente das demais).
  • Técnica (nível de dificuldade).
  • Conteúdo (traz mensagens positivas e é retrô conforme combinado).
  • Pontualidade (desconto de pontos caso atrase).

Categorias:

  • Canto.
  • Dança
  • Desenho.
  • Instrumento
  • Poesia.

Obs. Depois da apresentação de cada categoria os jurados terão um tempo de até 2 minutos para entrar em consenso quanto a classificação dos candidatos.

VII-Quanto á premiação:

  • O resultado dos vencedores acontecerá no dia 26/10. Os talentos que se apresentarem serão avaliados por uma comissão julgadora que premiará 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e segmento que será revelada no fim do evento.

VIII-Quanto às considerações finais:

  • O evento será aberto apenas para os convidados dos classificados (amigos, familiares) e colaboradores, funcionários da escola. 

OBSERVAÇÃO: Os candidatos que não estiverem de acordo com algum tópico deste regulamento deverão procurar a Comissão Organizadora de Atividades para esclarecimentos do porquê da regra. 

Bibliografia: http://www.amiltonramos.com.br/2012/07/regulamento-do-show-de-talentos-2012.html; Em 14.07 de 2015.