APRESENTAÇÃO
O Festival de Talentos é um projeto que visa descobrir novos talentos no Instituto Maria Auxiliadora, abrir espaço para nossos valores musicais, divulgar nossa arte e levar música, entretenimento e cultura a toda comunidade educativa e familiar.
I-Quanto à participação:
- A participação é somente aberta para alunos da escola IMA que pode ou não optar por se apresentar junto a um familiar de 1º grau de parentesco (responsáveis legais ou irmãos).
- A participação pode ser individual ou em grupo;
- Todas as apresentações devem estar de acordo com as normas e costumes dos padrões da escola;
- Para participar o candidato deve ler atentamente o regulamento dando importância aos prazos e as regras estipuladas.
II-Quanto às inscrições:
- Não haverá taxa;
- Cada candidato poderá se apresentar uma única vez;
- Serão abertas as inscrições a partir da pré-seleção;
- Deve-se preencher a ficha de inscrição corretamente com seus dados pessoais e estando de acordo com o regulamento.
III-Quanto à apresentação:
- O Festival de Talentos ocorrerá na escola, os candidatos poderão e deverão convidar seus colegas, amigos e familiares, (máximo de 10 pessoas por candidato) a estarem presentes e prestigiando as apresentações;
- A apresentação terá um tempo de no máximo 04 minutos e toda e qualquer produção para viabilizar a apresentação artística é de total responsabilidade do candidato;
- Os candidatos deverão baixar suas músicas, playbacks, entre outros, e passar para a organização com no mínimo de dois dias antes do festival.
- Os candidatos poderão agendar um horário no dia que antecede ao Festival (25/10) para ensaiar e repassar sua apresentação.
IV-Quanto à classificação:
- Haverá duas etapas consecutivas de classificação diferentes:
- A) Para EF2 e EM, a classificação se dará nos recreios amigos, durante os recreios planejados durante o ano, que terão no mínimo três jurados para avaliarem conteúdo, performance e valor artístico das apresentações;
- B) Para EF1 será realizado um evento artístico no dia 23.08 às 08h e às 15h50min para selecionar os 3 melhores de cada categoria (canto, instrumento, dança, poema e desenho) para a final do Festival de Talentos no dia 26 de outubro
V-Quanto à desclassificação:
- Será eliminado o candidato que praticar atos que importem em desrespeito ao público e aos participantes do evento, como também envolvimento com brigas, conflitos, agressões físicas ou verbais;
- O candidato que atrasar na hora da chamada por um tempo maior que 1 minuto será punido com perda de pontos.
VI-Quanto ao critério de avaliação dos jurados: pontuação de 1 – 4 em cada critério
Critério Gerais:
- Resposta do público (capacidade de atrair o público, chamar atenção).
- Presença de palco (elegância, figurino, confiança, desenvoltura).
- Originalidade (criatividade, engenhosidade, diferente das demais).
- Técnica (nível de dificuldade).
- Conteúdo (traz mensagens positivas e é retrô conforme combinado).
- Pontualidade (desconto de pontos caso atrase).
Categorias:
- Canto.
- Dança
- Desenho.
- Instrumento
- Poesia.
Obs. Depois da apresentação de cada categoria os jurados terão um tempo de até 2 minutos para entrar em consenso quanto a classificação dos candidatos.
VII-Quanto á premiação:
- O resultado dos vencedores acontecerá no dia 26/10. Os talentos que se apresentarem serão avaliados por uma comissão julgadora que premiará 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e segmento que será revelada no fim do evento.
VIII-Quanto às considerações finais:
- O evento será aberto apenas para os convidados dos classificados (amigos, familiares) e colaboradores, funcionários da escola.
OBSERVAÇÃO: Os candidatos que não estiverem de acordo com algum tópico deste regulamento deverão procurar a Comissão Organizadora de Atividades para esclarecimentos do porquê da regra.
Bibliografia: http://www.amiltonramos.com.br/2012/07/regulamento-do-show-de-talentos-2012.html; Em 14.07 de 2015.