Confira as propostas pedagógicas desenvolvidas no Projeto Contraturno, durante os meses de março e abril.

Projeto 1

No período de adaptação, as crianças do Projeto 1, participaram de várias atividades e brincadeiras. Entre elas, separando os balões com água e classificando cada cor, atividade com sopro onde estimulou toda a musculatura da boca qualificando o padrão de postura das bochechas, lábios e língua e, incentivando também a produção de diferentes fonemas para auxiliar no processo da fala.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse: https://goo.gl/6vtcGp

Projeto 3

A turma do projeto 3 com a professora Luana, vem abordando a Literatura sobre Valores, com a contação da história “Igual ou diferente, depende do olhar da gente”, de Ellen Pestili, que aborda como todos são diferentes, cada um com sua singularidade e a importância de respeitar o outro. Assim, surgiu o questionamento: mas e os gêmeos, eles não são iguais? Diante disso, a turma realizou a leitura do livro “Ana e Ana” de Célia Godoy, que aborda como é a vida de duas irmãs gêmeas que são idênticas, mas só por fora. Em seguida, os alunos realizaram pesquisas sobre a gravidez gemelar e os alunos socializaram com os colegas as informações por meio de cartazes.

A turma foi contemplada com uma visita muito especial: a Helena e a Valentina, irmãs gêmeas da aluna, Isadora Wolff Claudino dos Santos. A Gabriela Wofll Claudino dos Santos, mãe das meninas, explicou para a turma como foi receber a notícia de que estava grávida de dois bebês, o susto da família, a rotina após o nascimento, como a família se organiza com a alimentação e os cuidados. Os alunos do Projeto 3, carinhosamente, agradecem a mãe por compartilhar um pouco da sua vida com suas filhas. Foi um momento muito alegre e de grande aprendizado para a turma.

Ao final do estudo, a turma chegou à conclusão de que as pessoas podem até ser parecidas ou iguais, mas suas personalidades não. Cada ser é único e especial do seu jeito!

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse: https://goo.gl/tD8hTM

 Projeto 4

Durante o processo de adaptação do Projeto 4, a turma teve várias rodas de conversa, com dinâmicas e brincadeiras. Logo após a adaptação, os alunos começaram a trabalhar o livro “João e o Pé de Feijão”, que faz parte do projeto de literatura da turma.  Os alunos demonstraram bastante interesse pelo livro, e após o levantamento de hipóteses das crianças sobre o pé de feijão, partiram para o projeto científico, plantando o feijão na pedra, no algodão, no húmus, no barro vermelho, no argiloso e na areia. Por meio dessa experiência, as crianças fizeram muitas descobertas e agora estão irrigando e observando o pé de feijão crescer.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse: https://goo.gl/hxQCwQ

 Projeto 5

Você já sentiu medo ou outros sentimentos não tão bons que te deixaram triste? A turma do Projeto 5, resolveu colocá-los para fora. A partir da contação da literatura, “Chapeuzinho Amarelo”, do autor Chico Buarque, os alunos apreciaram a obra, que conta a história de uma menina que tinha medo de tudo e por este motivo, não fazia nada como as demais crianças. Após a contação da literatura, cada aluno recebeu uma folha de papel e nela pôde manifestar livremente seus sentimentos a partir da temática, em seguida, foi realizado um ato simbólico com a queima de todos os sentimentos ruins.

Confira as fotos em nossa página do Facebook, acesse: https://goo.gl/k7nMas